04 agosto 2011

ANA BOLENA

                                   

Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII e mãe da rainha Isabel I de Inglaterra. Seu casamento a fez entrar para história, polêmico, do ponto de vista político e religioso , pois teria que ter o  divórcio entre o Henrique VIII e Catarina de Aragão - Princesa de Gales -, causou rompimento religiosos entre a Inglaterra e a Igreja Católica, surgindo a criação da Igreja Anglicana, fez o rei e o arcebispo serem  excomungados e  foi a primeira mulher a receber um título de nobreza de pleno direito. Não era  popular , nem querida. Se tornou Rainha na Abadia de Westminster, teve forte influência introduzindo muitos aspectos da cultura francesa na corte da Inglaterra, alguns dizem maioria dos bispos da nova Igreja Anglicana conseguirem seus postos somente por causa dessa influência. Teve vários abortos  espontâneos e a ida dela ao velório de Catarina Aragão, vestida de amarelo enquanto toda  a corte estava de luto,  fez gerar intrigas  e com isso o rei se  e começou a se afastar dela. A gota d'água teria sido sua aia se tornar  de amante do rei.

Após  1000 dias como rainha , foi presa na Torre de Londres, acusada de adultério, alta traição e incesto com seu irmão, no desespero querer dar  um herdeiro ao trono. Uma curiosidade que marca a personalidade forte dela, segundo documentos , foi por causa de sua execução, como um último recurso na  esperança de ter o perdão real . Exigiu que não aceitaria ser morta por um carrasco inglês. E sim   um carrasco francês, pois eles usavam a espada. Para justificar este pedido, teria dito  que uma Rainha da Inglaterra não curva a cabeça para ninguém e em nenhuma situação,  pois as execuções com a espada, eram feitas com a vítima ajoelhada também, mas com a cabeça erguida. Fez seu último passeio pela Casa da Rainha ,como se não fosse morrer. Foi executada, num andaime , em frente ao que é hoje as Casernas de Waterloo e antes de morrer, fez um breve discurso para a multidão.
Ana Bolena tem inspirado ou sido mencionada em numerosas obras artísticas e culturais, obras de arte, representações na cultura popular e cinema. Há também inúmeras lendas e teorias em torno da sua vida e ainda  sugestão de que Ana teria seis dedos numa das mãos e  de que seu espirito ronda pela Torre de Londres.

Um comentário:

  1. Acho que Ana foi uma mulher forte e determinada, mas se perdeu, cometeu alguns erros que foram realmente fatais para ela. Ao lutar para conquistas nossos objetivos não precisamos prejudicar, passar por cima e nem humilhar ninguém. Lógico que algumas vezes para alguém ganhar, alguém em algum lugar, de alguma maneira vai perder, mas não propositalmente!

    ResponderExcluir